24 de novembro de 2006

Patrulha da neve

Volta e meia, eu me surpreendo com algumas bandas das quais já gostava, mas que não ouvia há tempos sei lá porquê motivo. Usando como justificativa o esquecimento de um CD do Snow Patrol (Final Straw) na casa de um amigo, resolvi ouvir a banda.

O CD esquecido é o 3º deles, quando eles deixaram de vez o mundinho undeground e conquistaram a Europa com hits grudentos e música pop de qualidade. Nada contra, continuei adorando eles. Mas putz, como os dois primeiros álbuns são bons! Principalmente o segundo, "When It's All Over We Still Have To Clear Up", de 2001.

Os caras são da Irlanda do Norte, mas foram para - adivinhem - Glasgow, na Escócia, tentar ganhar a vida com a música. O disco tem a participação de várias figurinhas da "moderna música indie escocesa" (essa definição soou como um giz novo se arrastando no quadro negro, mas tudo bem), como o Sturt Murdoch e o Mick Cooke, do Belle and Sebastian, e outros caras que eu não faço idéia de que bandas são.

Enfim, são 14 músicas que parecem passar como um relâmpago diante dos ouvidos. Digo isso porque elas são rápidas, e não pesadas (ok, nunca fui bom com figuras de linguagem). São pelo menos quatro pérolas: "Never Gonna Fall In Love Again" (pelo título, que deveria ser um eterno mantra repetido por toda a humanidade); "Ask Me How I Am" (pelo arranjo vocal e de violão), "Making Enemies" (dois acordes e várias "camadas") e "Batten Down The Hatch" (pela referência a Brian Wilson e o piano de Stuart Murdoch).

Em "Songs For Polarbears", o debut (uau, sempre quis usar essa palavra!) dos caras, o maior destaque é "Starfighter Pilot". Um rock meio hip hop, com uns troços de DJ no meio da música - não se assustem, é muito massa.

Enfim, ouçam Snow Patrol sempre que puderem. Eu ouvirei até reencontrar outra banda perdida, e deixar os patrulheiros da neve novamente no meu limbo musical.

Nenhum comentário: